quinta-feira, 5 de março de 2009

*A Importância de Nomes e seus Significados

por Julia T. Matos


Quando sonhamos em ter filhos logo pensamos, qual será seu nome? Muitas pessoas definem o nome de seus filhos quando jovem, ainda no período do namoro ou de se casar, a conversa sobre quantos filhos querem ter e seus nomes vem logo cedo.
As meninas quando pequena nas brincadeiras colocam nomes em suas bonecas, ursinhos de pelucia, etc, demonstrando assim desde cedo o instinto materno.

A importância e responsabilidade de colocar nome em nossos filhos é muito grande, pois será para toda a vida, todos conhecerão seus filhos e filhas por uma decisão sua.
Cremos que Deus tem um nome para cada um, por isso, antes de tomar alguma decisão, é importante consultar o PAI para saber qual a vontade d’Ele e o nome que Ele quer dar para seu filho.
Os nomes na Bíblia sempre representam o carácter de uma pessoa, a Bíblia diz em Gênesis 32:27-28:
“Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com os homens e tens prevalecido.”

Na bíblia podemos relatar várias histórias onde Deus mudou o nome de pessoas, como no caso de Abrão para Abraão (Gn 17.5), de Gideão para Jerubaal (Jz 6.32) e de Daniel para Beltessazar (Dn 1.7) e outros.
Além disso, devemos recordar que o nome não somente resumia a vida do homem, mas também, representava a sua personalidade.
Os nomes que damos aos nossos filhos são de muito valor e significado.
Assim como colocamos nossa vida nas mãos de Deus e queremos saber qual a vontade dele para nós, também precisamos saber qual é o nome que Ele quer dar para nossos filhos, deixar nossa vontade de lado para que prevaleça a d’Ele.
Isso não significa que tenhamos que colocar nomes bíblicos ou de pastores ou profetas famosos, mas, simplismente obedecer e saber qual vontade do Senhor para nós naquele momento.
Quando escolhemos nomes para nossos filhos, estamos profetizando sobre eles e sobre a vida deles.
Podemos ver na bíblia, algumas vezes o nome tinha referência a certas circunstâncias relacionadas com o nascimento ou o futuro da criança, como no caso de Isaque (significa risos) (Gn 21.3,6) e de Moisés (tirado das águas) (Êx 2.10).

Minhas experiências:
Minhas experiências com os nomes dos meus filhos foram interessantes, tive dois filhos cada um com uma experiência diferente.
Meu primeiro filho se chama Josué. Nunca imaginei colocar esse nome em um filho meu.
Quando engravidei, antes de saber qual era o sexo do bebê, sentia que seria um menino, nessa época estava lendo um livro da bíblia chamado Josué, onde há algumas informações sobre esse homem escolhido por Deus como sucessor de Moisés, ele foi um brilhante lider militar e tinha forte influência espiritual sobre o povo. Quando o Senhor falava ele ouvia e obedecia, isso serviu como exemplo para Israel.
Tudo isso começou a chamar muito minha atenção e o nome parecia que ressaltava na bíblia pra mim. Queria muito profetizar sobre a vida do meu filho atravéz de seu nome. Falei para o Ney que estava lendo o livro de Josué, mostrei alguns versículos que falavam sobre a vida desse homem e sentia que esse era o nome para nosso filho. Perguntei à ele o que achava e ele concordou imediatamente.
A partir daquele momento, começamos a chamá-lo pelo nome. Eu e o Ney naquele momento nos sentimos aprovados por Deus em colocar esse nome em nosso filho.
Já o meu segundo filho, chama-se Emanuel, como no primeiro, também nunca imaginei ter um filho com esse nome. Assim que fiquei sabendo que estava grávida , as pessoas diziam: - Agora é o calebe? pois pela lógica, seria Josué e Calebe, mas, não foi bem assim, pois antes de engravidar do Emanuel, o Ney sonhou que nós tinhamos um outro filho, ele olhava para o rostinho do bebê, que não era o Josué e dizia: - Emanuel, Emanuel.
Ficamos pensando, será que é esse o nome? Pois não sabemos nem o sexo do bebê ainda. Meses depois fizemos o ultrasom, e ficamos sabendo que era um meninão.
No começo tentamos encontrar algum outro nome, procuramos em vários sites e livros, mas não conseguiamos chamá-lo por outro nome, parecia que Deus não estava nos aprovando, com isso, logo entendemos por causa do sonho do Ney antes da gravidez, que o Pai queria mesmo Emanuel, cujo o significado é Deus conosco.
Hoje eu amo esses nomes, toda vez que falo para alguém, creio que estou profetizando a vida de Josué sobre a pessoa, e Deus está ali conosco, quando pronuncio Emanuel.
Bom, essa foi minha experiência, deixei minhas vontades para cumprir a vontade de Deus, não somente em minha vida, mas também na vida dos meus filhos.
Com isso, podemos ver que um simples nome pode ter por trás um grande significado e um imenso valor por toda a vida!


Que Deus te abençoe.

Júlia

3 comentários:

  1. Sabe que é interessante as formas como escolhemos os nomes, eu sempre pensei em João, mas quando engravidei me veio na mente o nome Emanuel, no dia seguinte conversando com minha sogra ela me perguntou o que eu achava de ser Emanuel se fosse menino, acreditei ser aquele o nome que deveria ser dado pois nem havíamos conversado sobre o assunto e tivemos o mesmo pensamento, ficou decidido mas ainda restava uma duvida quanto ao numero de n no nome Emannuel ou Emanuel, ai lendo o livro A Cabana numa das conversas que Deus tem com o personagem principal, Deus fala que Deus é Emanuel quando esta conosco, logo não tive mais duvida foi um recado e hoje por coincidência leio essa reportagem, onde seu filho tem o mesmo nome do meu... existem coisas que não se explica...

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber que não sou a única a pensar assim! :) Estou grávida de 6 meses, e acredito que Deus me revelou que o nome de minha filha deve ser Tiffany Emanuelle (Tiffany significa manifestação/revelação de Deus, combinado com Emanuelle o nome significa algo como "manifestação de Deus conosco"). Coincidentemente o nome dela até se assemelha ao meu na pronúncia (sou Estéphanie Kelly). Essa garotinha é fruto da promessa de Deus em nossas vidas, após quase 5 anos de tentativas frustradas para engravidar.

    ResponderExcluir
  3. Somos evangélicos e estamos pensando em colocar o nome do nosso filho de Petrus.
    seria uma boa escolha?!

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin