sábado, 5 de dezembro de 2009

Uma história engraçada!

Por Julia T. Matos

Nesta artigo quero contar uma história engraçadinha que aconteceu com meu filho Josué.

Ser mamãe também é muito divertido, apesar de responsabilidades que são extremamente importantes na educação de nossos filhos, há vários momentos descontraídos que passamos com eles e muitas dessas experiências não tem preço, pois, são momentos únicos que devido a uma convivência intensa com nossos filhos principalmente quando são pequenos, podemos desfrutar juntos de alegrias ou tristezas que a vida lhes oferece desde a infância.

Qual é a mãe que nunca teve uma experiência assim com o seu filho ainda bebê?
Ele faz uma gracinha, no qual a mãe se desmancha de prazer, ela não vê a hora do papai chegar para mostrar aquilo que seu filho aprendeu a fazer, e quando chega na hora de mostrar para o papai; nada de gracinha, o bebê não executa, parecendo que mãe até é uma "mentirosa".

Sei muito bem o que é isso... é normal acontecer esse episódio nas famílias.

Sei também como é gostoso poder ensinar nossos filhos bater palminha, a fazer gracinha, dançar, etc. É importante curtir cada momento, pois eles crescem muito rápido, deixando as mamães com um gostinho de "quero mais".

Com isso quero contar uma experiência que tive com meu filho Josué, ele já está grandinho, naquela fase que a criança fala, porém só a mãe consegue entender, mas é só passar algumas horinhas com ele e pronto, você já começa também a falar na língua dele. Está sendo bem divertido essa etapa da vida do Josué.

Vou escrever no linguajar dele, para expressar conforme aconteceu na história.

Em um certo dia de manhã, no mês de agosto, Josué, um menino esperto, começando a falar e expressar o que queria, chega em mim e diz com aquela doce voz: - "Mamãe, téio TUIÁ TUIESSE". Apontando para o armário da cozinha, eu nem dei muita importância e continuei fazendo minhas coisas, na correria com meus dois filhos.
Passaram alguns dias e o Josué veio de novo com a mesma frase, pedindo a mesma coisa e apontando para o armário: - "Mamãe téio TUIÁ TUIESSE". Desta vez eu parei e tentei entender o que ele queria, peguei ele no meu colo e levantei perto do armário da cozinha para pegar aquilo que tanto queria, mas não deu certo, continuou dizendo essa frase téio TUIÁ TUIESSE.
Eu deixei ele falando sozinho, pois não estava entendendo o que ele estava querendo dizer.
Em meados de agosto tiramos férias e viajamos para vários lugares. Os meninos conheceram a praia, foi bem legal. Porém o Josué, não deixou de pedir para mim TUIÁ TIUESSE. Eu ficava "doida" e perguntava para quem estivesse do meu lado naquele determinado momento, se entendia aquilo que o Josué estava pedindo, mas, ninguém conseguia identificar o que queria.

Depois desses dias de férias, voltamos para nossa casa em Londrina. O Josué estava cada dia melhor na sua fala, se desenrolando e pronunciando melhor as palavras que aprendia.

Eu achei que ele já tinha esquecido do famoso TUIÁ TUIESSE. Já estava me deixando um pouco nervosa essa história, porque ele não parava de pedir e eu não entendia nada.
Então quando ele vinha me pedir, antes mesmo dele começar a falar eu já o avisava que não sabia o que queria e não ia adiantar me pedir. Mas ele não desistia de tentar.

Passou uma semana e ele estava dentro do berço do Emanuel, seu irmão, e de lá gritou: - MAMÃE TÉIO TUIÁ TUIESSE!!!!!

Eu rapidamente fui até ele e disse para desistir dessa história, porque não estava entendendo que estava querendo me dizer.
E novamente o Josué calmamente articulando toda a sua boca me disse lentamente assim: - MAMÃE TÉIO TUIÁÁÁÁÁ TUIIIIIEEEESSSSEEEE......
Nesse momento comecei a rir , pois achei muito engraçado ele dizer dessa forma, como se eu tivesse entendido agora, mas, eu ainda continuei sem saber o que ele queria dizer com essa frase.

Fiquei o dia todo pensando nesse episódio e fiquei quebrando a cabeça para desvendar esse "mistério".
Nesse mesmo dia, era noite quando eu fui contar para o Ney o que tinha acontecido. Ele riu muito e ficou imaginado a cena. Quando acabei de contar, pedi para Deus me ajudar a descobrir o que o Josué tanto estava pedindo, não era nada preocupante, mas queria saber.

No outro dia logo de manhã, como de costume o Josué veio até mim e disse: -MAMÃE TÉIO TUIACHA TU ETI.................... nesse momento comecei a rir, porque entendi o que tanto ele queria.

Tradução: TUIÁ = BOLACHA / TUIESSE = COM LEITE

Fiquei muito feliz, não estava acreditando que todo esse tempo o que ele queria era, BOLACHA COM LEITE!
Tenho costume de fazer bolacha de maizena com leite quase todos os dias, porém na parte da tarde. Os meninos adoram bolachinha molhadinha com leite.

No mesmo instante fiz questão de ligar para o Ney somente para falar que TUIÁ TUIESSE era BOLACHA COM LEITE, pois, na noite anterior estávamos conversando sobre esse assunto. Então peguei o telefone liguei para ele e contei, ao ouvir no mesmo instante ele também riu muito e não estava acreditando que era isso.

Ficamos muito felizes em descobrir o significado de TUIÁ TUIESSE.

O Josué quase toda a tarde pede para eu fazer bolachinha com leite, com muito prazer eu paro de fazer o que estou fazendo e faço para ele e seu irmão, Emanuel, comerem e juntos se deliciarem.

Esta é apenas uma de muitas
histórias que passei em um único doce momento com meu filho!!!!!



2 comentários:

  1. kkkk! Ju essa história é realmente muito engraçada, e tenho certeza que toda mãe tem também a sua história engraçada com os filhos, e passamos dificuldades para traduzir e entender o que eles querem quando ainda pequenos.
    Mas que bom que mesmo quando achamos que não somos capazes Deus nos ajuda e dá sabedoria.
    Um beijão
    Ma

    ResponderExcluir
  2. Será que eu ri com essa historia linda rsrsrsrs!

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin