terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mecônio é indicação para cesariana?



Gravidinhas, esse é um alerta para que você fique atenta a uma das mais frequentes "falsa indicação" usada pelo médico para fazer a cesariana desnecessária.
Geralmente o médico avisa que a cesariana precisa ser feita pois o bebê fez cocô (mecônio) na barriga. Mas o mecônio é realmente motivo para cesariana?
Leia esse esclarecedor artigo da Dr Melânia Amorim, uma das mais conceituadas obstetra humanizada do Brasil, para mim a melhor!!


O que acontece quando o feto elimina mecônio? 
Há dois motivos para eliminação de mecônio durante a gravidez: maturidade fetal, porque o intestino está funcionando a contento, o que é um bom sinal, e sofrimento fetal, porque quando o feto está mal oxigenado aumenta a contratilidade dos intestinos e relaxam-se os esfíncteres (como quando estamos em uma situação de estresse). 

Em um feto bem oxigenado, que elimina mecônio apenas porque está maduro, sua presença não traz maiores (aliás, nem menores) problemas. Esse feto maduríssimo e pronto para evacuar a cada instante também urina dentro da barriga. A urina é a principal fonte de produção do líquido amniótico, e quanto mais líquido mais fácil fica de o mecônio se diluir. Um bom volume de líquido amniótico indica que os rins fetais estão funcionando a contento, bem perfundidos (ou seja, o sangue chega lá e irriga bem os rins). Esse mecônio diluído dá o aspecto que chamamos de "tinto de mecônio" ou "mecônio fluido". Aí, também, sem repercussões desfavoráveis. Evidências ultra-sonográficas sugerem que o feto pode evacuar algumas vezes dentro do útero e, ao nascimento, encontrar-se líquido claro. 

Se o líquido amniótico está diminuído, não há como diluir o mecônio, aí temos o mecônio espesso, podendo mesmo assumir o aspecto característico de "papa de ervilhas". A preocupação nesse caso é com o motivo pelo qual o mecônio está espesso, porque o líquido amniótico pode estar diminuído fisiologicamente no final da gravidez e nas gestações pós-termo (que ultrapassam 42 semanas) ou por insuficiência placentária, reduzindo o fluxo sanguíneo para os rins fetais. 

O risco de aspiração do mecônio e desenvolvimento de um quadro de pneumonite grave (Síndrome de Aspiração Meconial) é a maior preocupação nesses casos de mecônio espesso. Entretanto, o quadro só ocorre em bebês em sofrimento, que fazem movimentos de "gasping" dentro do útero e, ao nascer, não têm os mecanismos fisiológicos para "clarear" o mecônio. Bebês hígidos, saudáveis, podem até aspirar mecônio mas os mecanismos pulmonares normais entram em ação para eliminar esse mecônio. 

Concluímos, portanto, que o fundamental é distinguir se o bebê se encontram ou não em sofrimento. A ausculta dos batimentos cardíacos fetais (BCF) continua sendo a forma não-invasiva mais eficiente de se monitorizar o bem-estar fetal, podendo ser realizada de forma intermitente (com o sonar Doppler) ou contínua (pela cardiotocografia). Uma boa ausculta fetal durante o trabalho de parto é tranquilizadora. Se há alteração dos batimentos e a freqüência cardíaca fetal assume um padrão "não-tranquilizador", está indicada a antecipação do parto, que pode ser por cesariana ou, se o evento ocorre no período expulsivo, através de fórceps ou vácuo-extração. 

Dra. Melânia Amorim Médica Obstetra, Recife, PE.

End.: Rua Sport Club do Recife, 280/418 (Ed.Albert Einstein)
tel.: (81) 3221-5159/0681 / Cel.: (83) 8815-5216
e-mail: melamorim@uol.com.br
Obs.: Não atende convênios, mas a maioria das clientes consegue o reembolso dos planos de saúde



informações:primaluz
imagem:mundopetit

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! muito legal mesmo!
    quando puderem visitem o meu ae...
    http://covildokoiote.blogspot.com

    um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Estou grávida de 5 semanas e quero muito fazer um parto humanizado, se possível normal.

    Sou de Recife/PE e gostaria de ter o contato da Drª mencionada acima, Melânia Amorim.

    Meu email é k.giselli@hotmail.com

    Obrigada,

    Karla Giselli

    ResponderExcluir
  3. Ola Karla
    Parabens pela gestacao
    Consegui no site https://sites.google.com/site/embuscadopartonormal/ um contato.
    Tudo de bom!!

    RECIFE

    Dra. Melânia Amorim
    End.: Rua Sport Club do Recife, 280/418 (Ed.Albert Einstein)
    tel.: (81) 3221-5159/0681 / Cel.: (83) 8815-5216
    e-mail: melamorim@uol.com.br
    Obs.: Não atende convênios, mas a maioria das clientes consegue o reembolso dos planos de saúde

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin