segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vaidade ou Gravidez




Este final de semana finalmente, consegui parar na frente da TV, algo que não fazia há muito tempo.


Eu fiquei muito interessada ao assistir um programa do Discovery Home Health, pois, se tratava de vaidade ou gravidez.


Achei bem interessante, porque, mostrou vários relatos, como de mulheres que acabaram de dar a luz e logo foram submetidas a cirurgias plásticas de alto risco, para melhorar sua aparência; outros relatos foram de mulheres que faziam dieta rigorosa na gravidez para não ganhar peso e também mostrou um grupo de mulheres que aceitaram numa boa, a mudança do seu corpo após uma gravidez.


Durante e após o programa fiquei pensando e analizando as conversas que tenho tido com minhas amigas sobre maternidade e realmente a maioria das mulheres se preocupam com seu corpo quando ficam grávidas.


Será que toda esta preocupação com o corpo começou a surgir devido a influência das celebridades na mídia?


Ao passarmos por uma banca de jornal, na fila do supermercado onde revistas estão expostas ou acessarmos a internet, vimos manchetes de mulheres famosas que aparecem grávida, exibindo sua barriga de mamãe. Poucas semanas após ter seu bebê, a mesma, aparece novamente exibindo seu lindo corpinho e sua barriguinha enxuta, mostrando para todos, que voltou ao peso anterior da gravidez.


Ao vermos estas manchetes, perguntas começam a surgirem em nossa mente.


Como que ela conseguiu voltar ao seu corpo de antes???


Será que ela fez plástica???


Bom, o problema não é pensar todas estas coisas, o problema é querer ser e fazer como elas. Estas celebridades provavelmente tenham um médico, uma nutricionista, uma massagista, em fim, tenham muitas condições financeiras e um acompanhamento próximo desses profissionais durante toda sua gestação, para que elas possam voltar ao seu trabalho normalmente, sem que o público se decepcione com sua forma física, logo após a gravidez.


Infelizmente, não é a maioria das mulheres que tem todo este luxo durante uma gestação e após o parto.


Precisamos ficar "cada uma no seu quadrado". Mesmo sem ter condições financeiras como de uma mulher famosa, devemos buscar a felicidade de uma gravidez nos padrões de vida em que cada uma tem, comendo aquilo que pode, fazendo aquilo que consegue e assim exercendo uma vida saudável para a mãe e o bebê.


Mulheres querem engravidar, mas, não querem pagar o preço de ficarem pouco acima do peso durante a gestação (que é normal e bom para o bebê, veja o peso ideal na gestação em: http://www.dicasdemae.com.br/2009/08/qual-e-o-ganho-de-peso-ideal-na-gravidez/ ou http://www.clinicafgo.com.br/calculos_data_peso.html).

Após o parto, ficam como umas "loucas" tentando emagrecer o mais rápido possível e voltar o corpinho anterior a gravidez, tomando atitudes precipitadas, sem ao menos esperar o tempo do resguardo. Nem se fale daquelas mães que não amamentam seu filho com medo dos seios cairem.


O que realmente, não pode haver na conciência da gestante é o medo extremo de engordar ou de mudanças no seu corpo, pois, esse medo pode impedi-la de aproveitar a gestação semana a semana, numa fase linda e única da vida.


Muitas vezes, esta preocupação de voltar ao corpo que tinha antes da gravidez, se torna entre as mulheres uma competição desnecessária e momentânea, pois, com o passar do tempo, apenas amamentando e se cuidando, a maioria das mulheres, (pelo menos que eu conheço) tem seus filhos e em um curto tempo, voltam a ser o que era antes da gestação, lindas e elegantes.


Deus criou uma diferente da outra e cada uma com um metabolismo diferente. O que precisamos fazer é apenas respeitar nosso corpo e o tempo dele voltar normal, nos amar e não ficar nos comparando umas com outras.


Creio que devemos sim, como Mães no Reino (na gravidez ou pós gravidez), nos alimentar corretamente, praticar exercício moderadamente, ou seja, cuidar do nosso corpo e sermos mulheres saudáveis e belas, para nosso benefício e da nossa família, que tanto depende de nós.


Nesta reportagem do Discovery, pude aprender bastante. Percebi que ser mãe é mais importante do que perder tempo, em ficar se preocupando com dieta rigorosa e exercício físico pesado durante uma gestação e no pós parto.


Precisamos curtir cada momento de nossas vidas, com nossos filhos dentro ou fora da nossa barriga.


Curtir cada centímetro da barriga que cresce quando estamos grávidas, cada movimento do bebê, entre tantas outras mudanças do nosso corpo.

Depois de todo esse processo de mudança, após o parto o corpo vai voltando aos poucos sua forma anterior, basta você acreditar, esperar e cooperar sem ficar "neurótica hein!", com muita paz , alegria, dando atenção e carinho para seu bebê, tudo vai voltando ao normal.

Lembrando também, jamais deixe de respeitar os limites que o médico impõe para cada semana de gestação, pois é de extrema importância seus conselhos, para obter uma vida e uma gravidez saudável.


Agradeça a Deus, por poder carregar um filho em seu ventre, isso é maravilhoso!!!

7 comentários:

  1. Ju que post mais lindo e emocionante.
    Fiquei acompanhando a propaganda dessa reportagem a semana toda, mas não pude assistir no dia, fiquei super curiosa!
    Mas concordo com vc em tudo, com o tempo, e principalmente amamentando muito nossos bebês, nosso corpo volta ao normal e as vezes fica até melhor, pois a maternidade tbém faz bem a beleza.
    Basta vermos desse modo!
    e bem lembrado: "cada um no seu quadrado!"hehe!
    bj

    ResponderExcluir
  2. É sim, concordo!
    A mídia explora muito a vaidade feminina e outros pontos fracos, por saber que, assim, venderão mais!
    Causando inveja, frustração, competitividade sem necessidade, e por aí vai...

    E amamentar queima 400 kcal por hora!
    Incrível, né?!
    Fora a interação mãe-bebê que deve ser algo a se aproveitar cada pedacinho disso!

    xêro!

    ResponderExcluir
  3. Olá querida, vim agradecer suas palavras carinhos conosco... Vou ver todos seus posts um a a um com calma e te conhecer melhor. Pra mim tudo está sendo uma grande novidade, graças a Deus tenho e sentido mto bem. Agora é só curtir neh!
    Um bj
    Mamãe Sol

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Aceitei o convite da Magridt e vim conhecer esse cantinho. Afinal, nós mamães temos que nos unir, rsrsrs
    Eu vi a chamada desse programa, mas não assisti. Porém já conheci mulheres que tem medo de engravidar, para não perder a forma física: loucura total!
    Ter filhos faz parte da vida, família é importante e especial. Muito mais do que um corpo bonito. Todos envelhecemos, então o que vamos deixar? Rastros de beleza ou filhos bem criados?
    Não me preocupo com forma física, basta cuidar da alimentação e se exercitar, é infalível :)
    bjs.

    ResponderExcluir
  5. Concordo que a mídia explore muito a questão da gravidez na mulher. Mas acho que o que realmente motiva a maioria das mulheres a fazerem dietas rigorosas ou ficarem neuróticas com o corpo e o medo (natural) que a nova fase trás. Afinal, nos reconhecemos como individuos através do nosso corpo, de como nos vemos no espelho. E se isso muda radicalmente (não só o peso, mas o cabelo, pele, enfim...a maternidade trás muitas mudanças em pouco tempo), é natural as mulheres não saberem lidar bem com tudo isso (mesmo porque poucas têm consciencia de que haverá tantas mudanças).
    Enfim...não devemos julgar e sim, ajudar as "mamães de primeira viagem" a passarem por esse período de transição, que muitas vezes é agravado pelo "Baby Blues".

    bjks

    ResponderExcluir
  6. Ola amigas blogueiras, vamos realmente curtir esse momento de mudanças em nosso corpo durante a gravidez, sem estres. Vamos ser mamaes felizes da vida, porem, sabendo que havera mudanças, mas que isso nao sera o problema. bjkas Obrigada pela visitinha.

    ResponderExcluir
  7. Júlia, vim retribuir a visita:
    Muito obrigada pelo seu comentário!
    Também pretendo voltar aqui sempre!
    Não sou mãe e não tenho previsão (ainda) de me tornar, mas quero ser e acho lindo esse blog, de mães servas do Senhor!

    Um xêro!
    Até a próxima! ^^

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin