sexta-feira, 26 de agosto de 2011

As dúvidas mais comuns durante a gravidez.


Sendo a primeira gravidez cheia de novidades para a futura mãe, é natural que ela tenha algumas ou muitas dúvidas sobre esse novo estado que ela acaba de entrar.  Um dos sintomas comuns é a oscilação do humor, e muitas grávidas se culpam por isso e perguntam ao médico se é normal ficar assim. A resposta á sim. O seu instinto de mãe está sendo aflorado e muitas mudanças estão ocorrendo em seu corpo, então, claro que as alterações de humor vão acontecer com mais freqüência do que você imagina, talvez durante todo o período gestacional. Outra dúvida muito comum é sobre o horário dos alimentos. Quanto mais regulada você for com respeito a sua alimentação, mais fácil será ter um controle daquilo que você consome, bem como do peso que você pode ganhar. É normal a mulher ganhar peso com a gestação, mas quem deve ganhar peso é o  bebê. Outro fator é a medicação. Estando grávida você não pode se automedicar, precisa sempre falar com um médico antes de fazer uso de qualquer medicamento, pois pode ser prejudicial ao seu bebê. Duvidas muito freqüentes são quanto a chegada do bebê. Assuntos como complementos na alimentação leite fraco ou empedrado, horário da mamada, parto, entre outras coisas, faz com que a futura mãe fique cheia de interrogações na mente. Para esses casos, nada como esclarecer essas dúvidas .Quanto mais informação, mas tranqüila a gestante fica. 

As primeiras semanas de gravidez são das mais excitantes pois você tem que se acostumar a ter um novo ser a crescer dentro de si. No entanto, este novo estado, também inclui algumas preocupações. Aqui apresentamos as respostas às perguntas mais frequentes nesta fase. 
Vou ter dores durante os primeiros meses de gravidez? Como ver se são dores inerentes ao crescimento do bebé e nada mais grave?
A maioria das mulheres preocupa-se com todas as dores que sente durante os primeiros meses de gravidez. No entanto, é comum sentir alguma dor e mal estar, por isso não se preocupe demasiado com isso. Porém, deve tomar cuidado caso a dor não pare, for muito aguda ou tiver alguma hemorragia porque podem ser sintomas de uma gravidez ectópica (fora do útero). Uma dor constante como a do período pode ser um indício de aborto por isso informe de imediato o seu médico. Mas, na generalidade qualquer dor costuma desaparecer se a mãe descansar e relaxar.
Quanto vou engordar?
Normalmente engorda-se 2kg durante as primeiras 20 semanas e 9kg nas outras 20 semanas. No entanto, difere bastante de mulher para mulher. Umas ganham mais peso no início da gravidez, outras no fim. O aumento de peso não é preocupante desde que não coloque em risco a saúde da mãe e do bebé. Nas consultas de rotina de obstetrícia poderá verificar se está dentro dos parâmetros considerados saudáveis.

É seguro fazer exercício físico? Se sim, com que frequência e quando devo parar?    O exercício físico na gravidez é bastante recomendado. Todavia, se no início da gravidez se sentir cansada, indisposta e com muitos enjoos será melhor não se obrigar a ir para o ginásio pois poderá sentir-se ainda pior. Deixe primeiro o seu corpo acostumar-se à gravidez e então retome os exercícios físicos. Nada muito violento pois pode causar danos no bebé e em si própria pois os seus ligamentos ficam mais frágeis. Mas não há problema se praticar natação, ioga ou caminhar.  Durante a gestação, as cartilagens ficam cheias de água, gerando inchaços e desequilíbrios que podem provocar quedas. Nesse caso, a ginástica na água é ideal, pois evita que ela caia, se machuque e prejudique o bebê. A hidroginástica melhora o desempenho no parto e alivia os desconfortos causados pelo aumento do peso, como as dores lombares. Sempre e só exercícios calmos e suaves. Os abdominais, no entanto, são desaconselhados. Eles não terão qualquer efeito nos nove meses. A barriga vai crescer de qualquer jeito. O ideal é fazer antes de engravidar, deixando o músculo bem fortalecido.
A grávida pode manter relações sexuais?                                                                            Salvo contra-indicação médica, como nos casos de sangramento, a relação sexual pode e deve ser estimulada entre o casal. E não precisa ter qualquer preocupação com o bebê, ele está muito bem protegido. Como a barriga pode atrapalhar, será necessário testar novas posições.

 Em que casos a grávida deve fazer repouso absoluto? Algumas situações especiais exigem que a gestante permaneça em casa: sangramento vaginal, ruptura alta da bolsa - quando há um pequeno orifício na bolsa provocando um vazamento discreto de líquido - e, muitas vezes, no final da gestação. Nas últimas semanas é preciso que a mulher fique mais quietinha porque o excesso de atividades pode levar às contrações.

O que devo fazer para evitar as estrias?
Infelizmente não há muito a fazer para além de tentar ter sempre a pele hidratada. Use diariamente um creme hidratante mas certifique-se de que está indicado para grávidas. Não esqueça que tudo o que coloca na sua pele é absorvido pelo bebé.

 Por que acontecem os enjôos?
Existem várias teorias que tentam explicar por que as mulheres enjoam durante a gravidez. Há o fator hormonal, o fator digestivo e até o psicológico, mas um veredicto certo a ciência ainda não deu. Do total de mulheres que enjoam na gravidez, 85% sentem os sintomas nos primeiros três meses, 5% vão sentir no segundo trimestre e 10% no final da gestação. E há aquelas que passam mal durante os nove meses. Para aliviar o incômodo indica-se o consumo de água gelada, chá de gengibre e a ingestão de bolachas salgadas.O descanso muito importante porque a indisposição matinal acontece com mais frequência quando a mulher se sente cansada.

É preciso tomar vitaminas durante a gestação?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza o uso do ácido fólico antes e durante toda a gestação. Essa vitamina é necessária para prevenir más formações neurológicas no bebê. Após o primeiro trimestre, indica-se a ingestão de suplemento de ferro e cálcio para evitar anemia. As demais vitaminas, como a do tipo C e minerais como o magnésio, também podem ser prescritas quando a dieta alimentar não suprir as necessidades diárias da mãe 
Quando devo parar de tomar o ácido fólico?  
 Deve parar por volta da 12ª semana a menos que o seu médico lhe diga para continuar.
Por que a grávida sente muito sono?
Na gravidez há a produção de vários hormônios que interferem no metabolismo e favorecem o desenvolvimento do bebê. Uma das responsáveis pela incontrolável vontade de dormir é a glândula tireóide que modifica sua produção hormonal. É importante que a grávida respeite seus momentos de sono e preguiça. O crescimento do bebê dependerá de muita energia e boas horas de repouso ajudarão na renovação do corpo da mãe.

Quais as massagens mais indicadas para grávidas?
A massagem é indicada para diminuir incômodos como a retenção de líquidos e a insônia. Mas é preciso cuidado ao escolher a técnica. As mais indicadas são aquelas que promovem relaxamento, como a biodinâmica, a shantala e a massagem integrativa. Outra modalidade recomendada é a drenagem linfática, que ajuda a diminuir os inchaços. Ela deve ser feita por profissionais especializados em gestantes. Nesse período há cuidados específicos a serem tomados, como só massagear as costas com a mulher de lado ou não fazer movimentos intensos na barriga, já que a parede abdominal está distendida ao máximo.

A gestante pode pintar os cabelos?
A tintura está permitida desde que a grávida respeite uma regra básica: não usar, de maneira alguma, produtos que contenham amônia. Em contato com o couro cabeludo essa substância é absorvida pelo organismo e pode ser tóxica ao feto. O uso de tonalizantes, henna e métodos como as luzes — em que a tintura não encosta no couro — estão liberados após o primeiro trimestre.

 Grávida pode tomar remédio?
Na teoria, ela não deve tomar remédio nenhum, a não ser com indicação médica. Isso porque é preciso pesar o risco-benefício: se a mulher tiver uma infecção grave, que pode provocar um parto prematuro precisará tomar antibiótico. Caso uma inflamação esteja provocando dor, também precisará ser combatida, pois o quadro não faz bem para o nenê. No entanto, cada caso precisa ser avaliado pelo médico que acompanha a gravidez.

Grávida com baixo peso pode prejudicar o desenvolvimento do feto?
Não há relação entre o baixo peso da mãe e o desenvolvimento do bebê. O que não pode acontecer é a mãe emagrecer durante a gestação porque está de regime. Nessa fase, o organismo concentra suas forças no feto e a mãe pode ficar debilitada se não comer bem.

Como saber se a hora do parto chegou?
Existem três sinais principais que anunciam a hora do bebê nascer. Primeiro são as contrações uterinas. É uma dor que começa nas costas, passa para a frente e depois a mulher sente repuxar para baixo. Além disso, a barriga endurece a cada 10 minutos mais ou menos, no período de 1 hora. O segundo é o rompimento da bolsa. Ou, então, sangramento no nono mês. Isso é sinal de que o útero está se abrindo ou que a placenta está descolando. As três situações devem ser informadas ao obstetra queacompanha a gestante imediatamente.

É normal sentir contrações meses antes do parto?
As contrações podem acontecer durante a gravidez inteira, mas são diferentes daquelas que antecedem o parto. Trata-se apenas de uma manifestação do útero mostrando que o órgão está preparado para o nascimento. Nesse caso, não há dilatação e ela não é rítmica.

Como saber se a bolsa realmente rompeu?
A grande quantidade de líquido morno que escorre pelas pernas e molha a roupa é o sinal mais claro de que a bolsa que envolve o bebê se rompeu. Esse líquido pode ser esbranquiçado ou incolor. 

 Grávida pode tomar bebida alcoólica?
Estudos mostram que o consumo de bebidas alcoólicas é contra-indicado na gestação. Um deles, publicado pela Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, confirma que o álcool está associado à restrição do crescimento do feto, sendo as meninas mais suscetíveis aos seus efeitos deletérios. Nos Estados Unidos, calcula-se que 10% das crianças nascidas com baixo peso foram expostas à bebidas alcoólicas durante a gestação. Já está estabelecido também que o álcool altera o desenvolvimento do bebê na barriga e até mesmo após o nascimento. Por isso, a bebida deve ser evitada ou até cortada do cardápio, principalmente no primeiro trimestre da gestação. 
Quando o bebê começa a se mexer?
Desde os primeiros meses de vida intra-uterina o feto se movimenta. Esse é um sinal de vitalidade. Mas a mãe só vai perceber esses movimentos por volta do quinto mês de gestação. No início, estes movimentos se parecem com uma vibração e depois começam os chutinhos.

 É normal sentir contrações meses antes do parto?
As contrações podem acontecer durante a gravidez inteira, mas são diferentes daquelas que antecedem o parto. Trata-se apenas de uma manifestação do útero mostrando que o órgão está preparado para o nascimento. Nesse caso, não há dilatação e ela não é rítmica.

Posso comer pratos apimentados ou com condimentos fortes?
Desde que eles não provoquem azia ou outro desconforto gástrico, não há problema algum.

Posso continuar tomando café?
A cafeína piora os sintomas de queimação no estômago, algo comum entre várias gestantes, além de ser muito estimulante. O mais indicado é tomar café com bastante moderação, uma ou duas xícaras pequenas por dia.

 Posso passar bucha vegetal nos mamilos para prepará-los para a amamentação? 
Sim,mas isso é muito antigo e causa dor. Hoje, há produtos à venda em farmácias que protegem os seios de possíveis rachaduras (pomada Massê). Até pouco tempo atrás, muitos médicos indicavam o uso da bucha vegetal duas ou três vezes por semana para deixar os mamilos mais resistentes. Ultimamente, os pediatras têm recomendado outro método: expor os mamilos ao sol durante dez minutos todos os dias.  Caso escolha a exposição aos raios solares, uma dica é encontrar uma fresta em alguma janela de sua casa onde você possa fazer isso com privacidade.

Posso usar óleo de amêndoas à vontade?
Esse tipo de óleo, recomendado para prevenir o surgimento de estrias durante a gestação, pode ser usado sem restrições. Ele, no entanto, só a melhora a hidratação da pele, o que nem sempre é suficiente para impedir o aparecimento dessas marcas na pele, que geralmente vêm à tona devido ao aumento de peso característico da gravidez e às alterações hormonais típicas do período.

Posso usar sapato de salto?
Caso não haja desconforto, é possível usar salto de até 3 centímetros. Mais do que isso, aumenta a possibilidade de quedas devido à mudança de eixo no equilíbrio do corpo. “No final da gestação, é recomendada a utilização de sapatos baixos, principalmente devido às dores nas costas. Isso porque o salto alto intensifica ainda mais a lordose característica da gravidez”, aconselha a obstetra Cláudia Magalhães.

Barriga pontuda é menino, e espalhada é menina
Mito. Não existe qualquer estudo que comprove tal afirmação, porém é algo muito antigo que diverte as grávidas nas conversas com amigas e familiares.

Pele de grávida mancha se ficar exposta ao sol
Verdade. Principalmente para quem tem pele clara. Depois da gestação pode ser bem difícil remover essas manchas, por isso é importante o uso de protetor solar.

Se existir um risco preto na barriga, vai ter um bebê bem moreno
Mito. Toda gestante tem um risco preto na barriga desde a púbis até quase o estômago, que se chama Linha Nigra. Quanto mais morena for, mais escura fica essa linha, pois ela decorre do depósito de melanina nessa região. Por isso, é bom evitar tomar sol na barriga durante a gravidez, porque isso dificultará o clareamento dessa linha depois do parto.

Seu cabelo voltará ao normal
Verdade. O efeito da gestação nos cabelos é imprevisível. Algumas mulheres que têm cabelo liso ficam com eles mais ondulados. E vice-versa. E não adianta muito tentar tratá-los nessa fase, melhor aceitar a mudança. Depois do parto, você vai ter uma grande queda dos fios de cabelo, devido à baixa de hormônios. Mas, dentro de um ano, tudo deve voltar ao normal.

Se a grávida tem muita azia, é porque o bebê vai ser cabeludo.
Mentira. A azia aquela sensação de queimação no estômago e no esôfago é causada pelo pressionamento do estômago que o útero faz e, principalmente, por causa da alimentação. Fazer várias pequenas refeições ao longo do dia minimiza o problema e não tem nenhuma relação com o cabelo do seu filhote.

Amamentar emagrece.
Verdade. Fabricar leite exige um alto gasto calórico do organismo e ajuda a eliminar a água retida no organismo, o que ajuda a emagrecer.

Se a grávida sangrar é porque está perdendo o bebê
Meia-verdade. Qualquer perda de sangue é sinal de alerta, e você deve correr para o médico. Mas é bom saber que 30% das grávidas têm sangramentos no primeiro trimestre e, na maioria das vezes, não é sinal de aborto. No início da gestação, eles podem acontecer por causa da implantação do embrião no útero. No último trimestre, a perda de sangue pode ser sinal de descolamento da placenta, uma situação mais grave, ou simplesmente estar relacionado a pequenos rompimentos de vasos do colo do útero, inofensivos.

O mais importante na gestação é não ficar se comparando com essa ou aquela amiga, não se cobrar tanto por ter engordado um pouco a mais, respeitar seu momento e contexto de vida e saber que, mesmo que você tenha cinco filhos, cada gravidez vai ser diferente. Numa você pode sentir enjôo, na outra pode não sentir nada. Numa talvez  você foi submetida a cesárea, mas na outra consegue ter parto normal . E tudo bem, a vida é assim!

Fonte:mulhersexofragil,bebevirtual,renatokalil,gravidezematernidade, universodobebe

2 comentários:

  1. estou 3 meses de gravides e sinto colicas e tenho sangramento o medico falou que tenho a placenta baixa porem não me deu licença tem perigo posso trabalha..?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Post!!! Excelente Matéria!!!! www.amormae.com.br

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin