quinta-feira, 22 de maio de 2014

Aprendendo a distinguir algumas fases da vida dentro do plano de Deus em três Partes: solteira/esposa/mãe cristã. Parte III : MÃE

“as mulheres mais jovens aprendam a amar os seus maridos e filhos e a ser sérias, puras, boas donas de casa e obedientes aos seus maridos, para que ninguém fale mal da mensagem de Deus.” (Tito 2.4)


 A vida de casada seguia seu curso e aos poucos eu ia me adaptando a nova rotina. Dividia meu tempo entre a casa, auxilio no ministério e como ainda não tínhamos filhos também conseguia trabalhar secularmente sem prejudicar nossa rotina de casal.

O terceiro ano de casados mudou para sempre as nossas vidas, foi um ano de surpresas e novas responsabilidades. Teríamos pela frente duas missões muito importantes. Na primeira delas seriamos enviados como missionários para outro Estado. E a segunda faria de nós os representantes oficiais de Deus para duas novas "pessoinhas" muito importantes: descobrimos que seriamos pais!

Com a chegada dos filhos, vi o Senhor literalmente me separando de muitas coisas para que eu pudesse viver com exclusividade e zelo a fase da maternidade!  Se depois de casada senti o ritmo de minhas atividades fora do lar diminuindo, quando me tornei mãe, pude perceber que elas precisavam diminuir ainda mais. Havia chegado um novo tempo para aprender a desacelerar, aprender a abrir mão de meus interesses individuais e viver uma missão chamada FAMÍLIA.

Ter o discernimento do Senhor para entender e obedecer ao Seu querer foi fundamental quando descobri que o casamento e a maternidade marcaram na minha vida o desapego do interesse próprio. Sem esse entendimento, minha missão como esposa e mãe poderia ter se tornado um fardo.  Eu havia sido uma jovem solteira de personalidade forte e independente que por muito tempo havia se acostumado a dedicar toda energia em atividades da igreja e a grande parte delas com a responsabilidade de liderar.  

Eu vinha de uma rotina onde o ritmo era acelerado, minha posição era de destaque e eu tinha a incumbência de decidir e delegar. Mas quando me tornei esposa e depois mãe, uma fase radicalmente diferente teve inicio e junto dela Deus plantou em meu coração convicções muito claras sobre a importância do ministério “FAMÍLIA” para Ele.

Primeiramente precisei compreender que para desempenhar minha nova missão, algumas coisas seriam diferentes de antes: o ritmo seria bastante lento, a prioridade não seria mais os meus sonhos, projetos e atividades pessoais, meu tempo e liberdade não seriam mais meus e as decisões não dependeriam mais da minha vontade. Simples coisas como uma saída ao shopping, ou talvez algum compromisso extra na igreja, não seriam mais decididos tão facilmente. Quem é mãe e zela pelo bem estar dos filhos sabe que qualquer programação fora de casa precisa ser conciliada com toda a rotina diária da casa e da família que não podem deixar de ser feitas e com as necessidades básicas das crianças. É preciso haver muita organização e planejamento, as crianças não devem passar muitas horas sem comer e sem se hidratar, elas não ficam paradas ou quietinhas por mais de alguns minutos, elas precisam dormir e descansar e quando estão doentes devem evitar sair de casa. 

Entendi que minha prioridade naquele momento seria meu marido e filhos, ninguém no mundo precisava mais de mim do que eles. Eles estavam à frente de qualquer causa, de qualquer ministério, de qualquer conquista, a coisa mais importante do mundo seria cuidar bem deles, pois havia recebido essa missão diretamente de Deus.

Quando nós mulheres casamos, é importante entender que o casamento passa a ter a prioridade em nossas vidas. Quando temos filhos, precisamos entender que as crianças são a prioridade para o casal. A família é para nós mulheres uma missão e ministério, a família é prioridade!

Missões e ministérios devem cumprir plenamente com seu propósito aqui na terra. Muitos casamentos não conseguiram glorificar a Deus por não terem sido edificados com a importância devida. Muitos filhos não conseguiram trilhar um caminho bem aventurado por não terem sido bem amparados quando pequenos. 
A família precisa cumprir com seu propósito. Quando Deus quis ser representado na terra Ele criou a família. Sem a família não há avanço e nem domínio do Reino de Deus.

Então este havia se tornado meu novo ministério, os filhos pequenos e marido necessitavam de minha dedicação em tempo integral. Minha vida e trabalho têm sido para eles por muitos anos, e diante disso aprender a administrar a ansiedade e a paciência , mostra claramente para mim o agir de Deus.

Escolhi ser o que eu deveria ser nessa fase, sem saudosismos pela fase anterior, sem fardos, sem cobranças pelo fato de estar muitas vezes renunciando aos meus planos e projetos para cuidar da família, mas simplesmente aceitando a nova fase onde eu era tão útil como antes.

O Senhor deseja nos usar de maneiras diferentes ao longo de nossa vida. Quando somos jovens solteiras Deus tem a oportunidade de nos usar de uma forma “explosiva”, pois somos destemidas, sonhadoras, fortes, desbravadoras e nada nos impede de ultrapassarmos barreiras e fronteiras pelo Reino de Deus.

"Jovens, Eu vos escrevi porque sois fortes e guardais a fé.” (I João 2, 14)

Jovens meninas meu conselho a vocês: Use essa fase de sua vida para crescer e amadurecer em Deus, desenvolva uma historia com Ele, busque conhece-lo! Direcione toda a sua vontade de viver, toda força e vigor para ser uma arma poderosa nas mãos de Deus. Viva o “Ide” mesmo que ele te leve somente até aquela família carente da sua rua ou até o orfanato da sua cidade, talvez seu “ide” seja apresentar Jesus a uma colega da escola...  Acredite, levar Jesus até o próximo, é uma experiência para guardar no coração por toda a vida! 
Seja obediente, honre seus pais, seus líderes, professores. A submissão que é aprendida desde cedo na casa dos pais transforma-se em benção futuramente no casamento.

 O Senhor deseja nos usar também como esposas e como mães para edificar o nosso lar, firmar as bases, ser a estrutura para esposo e filhos, pois se nós não fizermos a nossa parte ninguém mais poderá fazer em nosso lugar, é a nossa missão!

“as mulheres mais jovens aprendam a amar os seus maridos e filhos e a ser sérias, puras, boas donas de casa e obedientes aos seus maridos, para que ninguém fale mal da mensagem de Deus.” (Tito 2.4)

O versículo acima menciona a importância das mulheres casadas “mais jovens”, se dedicarem ao casamento aos filhos e a casa, pois é nessa fase da juventude no início do casamento e com a chegada dos filhos que a presença da mulher no lar se faz mais necessária. As crianças precisam da presença da mãe durante os seus primeiros anos de vida, é o momento de estruturar as bases, de edificar a casa.

Com o passar do tempo a mulher não deixa de se dedicar ao lar, pois ainda continua sendo sua função, mas com o crescimento dos filhos ela pode novamente se envolver em outras atividades sejam ministeriais, ou seculares sem sacrificar a família.

E finalmente, “As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convêm a santas... Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos” (Tito 2:3-4)

Nessa fase de mulher madura com os filhos criados e com toda a sabedoria que a vida nos presenteia, é a hora de transmitirmos nossa experiência às mulheres mais jovens. Nossa própria vida e testemunho poderão nos ajudar no ensino e referência para as novas gerações. 
É a fase onde podemos novamente sair para mais longe, voar mais alto e desfrutar da sensação de dever cumprido sabendo que sua missão primeira como mulher no plano de Deus foi zelada e priorizada. Então porque não seguir carreira, realizar antigos sonhos? Essa é a hora!


Busque agradar ao Senhor, e zelar por Sua vontade em todas as fazes de sua vida. Viva os tempos e tempos que a vida vai lhe proporcionar e quando você vir iniciar uma nova fase, então diga: Eis-me aqui Senhor, sou sua serva; que aconteça comigo conforme a tua palavra (Lucas 1:38).
Prove então da paz e alegria de permitir que Deus a use da maneira adequada sendo uma jovem solteira, uma esposa ou mãe cristã.  

Leia também a (Parte I : SOLTEIRA)Aprendendo a distinguir algumas fases da vida dentro do plano de Deus em três Partes: solteira/esposa/mãe cristã.

E a ( Parte II : ESPOSA)Aprendendo a distinguir algumas fases da vida dentro do plano de Deus em três Partes: solteira/esposa/mãe cristã.





Eu sou Magridt Gollnick da Luz e esse é o Blog Mães no Reino.
A reprodução deste conteúdo é permitida, desde que sejam mencionados os devidos créditos a autoria e fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin