segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Maternidade – Um nobre ministério



E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos. (Gn 3.20)
Mais do que uma ocupação ou responsabilidade, ser mãe é um ministério que, sem dúvida nenhuma, envolve trabalho árduo e sacrifício. Os filhos não saem de uma linha de montagem, nem são o resultado de um processo biológico impessoal; precisam receber os cuidados amorosos da mãe. As mães dividem o tempo entre filhos, mas multiplicam seu amor por todos eles. A isso, somam o trabalh0 de cuidar da casa, que as obriga a subtrair tudo que não é importante.

Quando o profeta Isaías procurou uma forma de ilustrar o amor constante de Deus por seu povo, o melhor exemplo que foi o da mãe de um bebê ” Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” (Is. 49:15)

As mães têm um amor permanente que nem mesmo as maiores provações ou os filhos mais rebeldes podem apagar. Quando uma mãe abre mão de sua vida para cuidar do filho, ela é lembrada da profundidade, altura, e extensão do amor de Deus por ela e experimenta de maneira singular a verdadeira alegria da maternidade. Esta é uma verdade que transforma qualquer sofrimento ou sacrifício em recompensa e alegria ” Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” (1 Jo. 3:16)

A Bíblia traz vários exemplos de mães dedicadas. Enquanto vagava pelo deserto, Agar chorou por seu filho e Deus respondeu ao clamor do seu coração mostrando-lhe um poço onde poderia saciar sua sede e dar de beber ao menino (Gn 21.16,19). Joquebede desafiou a ordem do Faraó para salvar a vida de seu bebê (Êx 2.1-8). A mulher que apelou para o rei Salomão se mostrou disposta a deixar que outra mulher ficasse com seu filho em vez de permitir que ele fosse morto (1Rs 3.26) e muitos outros exemplos de mães e seu amor incondicional pelos filhos.

Deus tem um plano para as mães. Seu chamado nobre é uma tarefa que exige dedicação total “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” (Dt 6.6-7)

Pela manhã, você pode ler a Palavra de Deus para o seu filho; na hora das refeições, suprir suas necessidades físicas; quando estiver ao ar livre, ensiná-lo sobre a beleza da criação;na hora de dormir, orar por ele e acalmá-lo. A recompensa faz o esforço valer a pena ” Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.” (Pv 31.28-29)

As mães piedosas são o maior tesouro de uma nação, as mais excelentes ajudadoras do Senhor e as mais abençoadas de todas as mulheres.

Fonte: A Bíblia da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin